e conseguir mais conforto para sorrir, comer e ajustar a mordida, conquistando muito mais qualidade de vida. Mas antes de começar de fato o procedimento, algumas dúvidas e inseguranças podem surgir, o que é normal para quem pensa em fazer um investimento deste nível.
A seguir, você poderá conferir as garantias que um implante dentário tem com relação à qualidade e também sobre sua adaptação e como viver no dia a dia com ele. Continue a leitura e veja como se preparar para realizar esse procedimento e ter os melhores resultados possíveis!
Um implante dentário é provisório?
Não. Durante o processo de colocação dos implantes, o paciente passa apenas por uma fase onde são colocadas próteses provisórias. Essa é a fase da osseointegração, onde os pinos são colocados para estruturar os futuros implantes e eles precisam ser aderidos pelo osso, ou seja, é necessário que o organismo integre essa parte, tornando-o parte do corpo. Dessa forma, não é possível colocar os pinos e logo os implantes. Por isso, é feita uma prótese temporária, totalmente adaptada à estrutura bucal do paciente, para que ele tenha o máximo de conforto possível.
Essa prótese provisória vai ficar na boca durante apenas alguns meses, até que a integração óssea seja concluída e o profissional veja se é possível já começar com o processo de implante.
É claro que é preciso conversar com o profissional sobre o tipo de tratamento necessário para o seu caso, mas os implantes feitos costumam durar até 15 anos, precisando ser trocados quando o dentista detectar a necessidade. Mas é importante lembrar que cada caso é discutido individualmente.
Como fica a segurança na hora de mastigar com o implante?
O implante dentário, depois de finalizadas todas as etapas, dá a sensação de como ter seus dentes naturais na boca novamente. Eles são totalmente fixados nos pinos e jamais ficam maleáveis ou com a menor movimentação dentro da boca. Por isso, mastigar qualquer alimento com os implantes dentários é seguro e você vai sentir essa segurança.
É claro que os implantes, assim como os dentes naturais, precisam de cuidados na hora de comer alimentos mais duros, exigindo delicadeza para mastigar e morder. Mas esse cuidado não diferente do que você teria com dentes naturais.
O que pode acontecer, no início, é uma insegurança natural na hora de comer ou morder, que se estende durante alguns dias. Mas é só até acostumar com os novos dentes e ter a confiança de que eles estão bem presos e estão totalmente seguros dentro da boca.
É preciso usar algum produto para que o implante fixe melhor nos dentes?
Não. Já no procedimento de colocação dos dentes definitivos, é o dentista o responsável por fixá-los nos pinos e garantir que fiquem bem presos. Depois, o paciente não precisa fazer mais nada além de seguir as orientações do pós-operatório e viver a vida normalmente com a prótese. Ela não sai e não é preciso fazer nenhum tipo de manutenção em casa.
Existe algum risco ao colocar implante dentário?
Como toda cirurgia, é preciso tomar cuidado com a contaminação de vírus e bactérias no local em que foi aberto e exposto. Para isso, o paciente pode colaborar tomando a medicação correta prescrita pelo dentista. Mas o mais importante é o dia a dia. É preciso tomar muito cuidado com a higiene bucal, usando fio dental e escova de dentes após as refeições. O irrigador oral é um aparelho muito indicado para quem tem implantes, já que ele joga jatos de água que atingem as gengivas e entre os dentes, ajudando a remover o tártaro e contribuindo para que os dentes continuem saudáveis.
Tomando os devidos cuidados com a higiene e seguindo as recomendações dos profissionais, a colocação de implante dentário é totalmente segura e vai trazer não só mais conforto ao comer, mas também para conversar, sorrir e voltar a ter mais qualidade de vida. A dica é procurar um dentista de confiança, onde você possa tirar todas as suas dúvidas e sentir segurança para realizar o procedimento.
Quer conversar com um profissional? Venha conhecer nossa clínica, agende seu horário e veja o que é a melhor resolução para o seu caso!