Beneficiando todos os tipos de contatos, desde os pessoais até os profissionais. Além disso, ter os dentes alinhados e bem posicionados também contribuem para uma mordida saudável, assim como a mastigação. Os implantes dentários chegaram justamente para ajudar quem precisa melhorar essa condição.
Mas como eu sei que preciso de um implante dentário? A seguir, você vai descobrir as respostas para essa pergunta e saber quais são as indicações para passar pelo procedimento e voltar a sorrir com mais autoestima e segurança. Continue a leitura e acompanhe!
Para que serve o implante dentário
Qualquer pessoa, por motivos variados, está suscetível a perder um ou mais dentes ao longo da vida. Nessas situações, o implante dentário pode ajudar, já que consistem em estruturas similares aos dentes naturais que são implantadas nos dentes e fazem essa substituição quando necessário.
O implante é fixado na parte óssea da boca, garantindo uma estrutura firme e fixa para trazer estabilidade na hora de falar, mastigar e sorrir. Por isso, o implante é considerado a melhor opção tanto no quesito qualidade, quando feito por bons profissionais, quanto no bem estar do paciente e na durabilidade.
O que pode causar a perda dos dentes
Há uma série de problemas que podem causar a perda dos dentes ao longo do tempo e elas acontecem por muitas razões. A seguir, você confere algumas:
Bruxismo
o bruxismo é o ato de ranger ou fechar a arcada dentária com muita força durante a noite ou até em momentos de distração no dia a dia. Ele pode ter causa emocional como depressão ou estresse, podendo causar desgaste dos dentes e, em casos mais graves, até a perda.
Acidentes
Um acidente de trânsito ou uma queda grave pode causar a perda repentina dos dentes, dependendo da força e de como aconteceu o impacto. Em alguns casos, não é possível reaver o dente original e nem restaurar o que foi quebrado com resina.
Doenças periodontais
A gengivite é uma pequena inflamação da gengiva que pode ser tratada e curada. Porém, quando isso não acontece, ela pode evoluir e acometer uma maior parte da gengiva, se transformando em uma doença periodontal um pouco mais grave, já que chega a afetar o tecido e até a região óssea. Em casos avançados, ela pode ocasionar a perda de um ou mais dentes na área.
Cárie
Quando descoberta rapidamente, a cárie pode ser removida e o dente é restaurado pelo dentista. Porém, se não localizada, é possível que ela se aprofunde nos dentes, chegando até a parte óssea. Nesses casos, pode acontecer de um tratamento de canal, por exemplo, não ser suficiente e o dente ser perdido.
Outras doenças
Outros problemas de saúde como infecções e até câncer podem deixar os dentes enfraquecidos e até chegar a perda de um ou mais dentes em determinados casos. Mesmo que eles estejam bem cuidados, algumas situações podem acarretar no enfraquecimento e recorrente perda.
É hora de fazer um implante dentário?
Agora que você já sabe as causas que podem resultar na perda dos dentes, sabe quando é preciso fazer um implante dentário. Em todas essas situações, você pode procurar um dentista para que ele avalie o seu caso e a possibilidade de realizar esse procedimento.
Mas é essencial ressaltar que somente um profissional pode avaliar os danos e fazer a indicação de implante e do que será necessário para ele seja concluído com sucesso. Pode ser que haja a necessidade de um enxerto ósseo, por exemplo, em casos onde a estrutura óssea do paciente não é suficiente para suportar os implantes, em outros casos não é necessário, mas sempre cabe ao dentista avaliar e seguir pela conduta mais segura possível.
Se você perdeu um ou mais dentes, não deixe de procurar um dentista de confiança e fazer uma avaliação para saber se é possível fazer um implante dentário e qual o tipo mais indicado para o seu caso. Desta forma, é possível voltar a ter um sorriso lindo, recuperar a autoestima e também a qualidade de vida.
Venha fazer uma avaliação conosco! Agende agora mesmo uma consulta aqui e venha nos conhecer!